domingo, 24 de março de 2013

A VIDA NO CAMPO - António Assunção


A manhã está a nascer 
                        O galo já está a cantar 
                        Já não consigo dormir 
                        Eu vou-me já levantar


                        Toca o sino na aldeia 
                        O relogio bateu as quatro 
                        Tenho que me levantar 
                        Hoje é dia de ir ao mato


                        Espreitei pela janela 
                        Na rua já ia o José 
                        Vou acender a lareira 
                        E vou fazer o café


                        Bebo um pouco de café 
                        Como um pouco de pão 
                        Ponho a corda ao ombro 
                        E afio o meu podão


                        A manhã está bonita 
                        Canta toda a passarada 
                        Cá vou eu pelo caminho 
                        Ao som da bicharada


                        Assustei-me um bocadinho 
                        Estava a roçar o mato 
                        Olhei para o lado e vi 
                        Era o miar do meu gato


                        Ponho o molho ás costas 
                        Já eram seis e tal 
                        O galo continua a cantar 
                        Berra o gado no curral


                        Deito o mato ás cabritas 
                        Vou á poça do loureiro 
                        A água está por andada 
                        A regar sou o primeiro


                        Deito a água ao milho 
                        Também rego a horta 
                        Está um carro a apitar 
                        Tanho o peixeiro à porta


                        Vou ordinhar as cabras 
                        Vou à adega levo vinho 
                        A mulher vai fazer o queijo 
                        Eu bebo um copo de vinho


                        O sol vai alto está calor 
                        E eu aqui a pensar 
                        Tenho tanto para fazer 
                        Vou mas é descansar


António Assunção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DON'T LET ME DOWN - THE HOLLIES - (1974) - SONHO

“ “ Sonho com um  amor  em que duas pessoas compartilham uma paixão de buscar juntas uma verdade mais elevada. Talvez não devesse cha...